1ª Feira de Troca de Sementes Indígenas (2016) - Rondônia

Data da Publicação: 17/06/2021


 

A vontade de realizar a I Feira de Sementes Indígenas de Rondônia: Troca de sementes, troca de saberes. Sogahy epariht e foi, inicialmente, impulsionada a partir da participação dos Paiter na reunião realizada no último dia da Feira de Agroecologia e Sociobiodiversidade, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Rolim de Moura, em 2015, junto dos parentes Makurap, Djeoromitxí, Aruá e Arara Karo.

Na reunião, o povo Paiter Suruí, da Aldeia Gapgir, Terra Indígena Sete de Setembro, acolheu a realização na aldeia Gapgir da I Feira de Sementes Indígenas de Rondônia: Troca de sementes, troca de saberes. Sogahy epariht e, contando com a participação de parentes de outros povos da região.

 

A Feira aconteceu em 2016! Contou com a participação de vários povos, entre eles: os Paiter-Suruí, Cinta Larga, Sakirabiap, Aikanã, Kwasá, Arara, Gavião, Makurap, Tupari, Aruá, Wajuru, Gavião, Djeoromitxí, entre outros parentes. Aconteceu, durante a feira, troca de experiência, troca de sementes, palestras sobre sistemas agroflorestais indígenas, economia indígena, segurança e soberania alimentar, rodas de conversas, contação das histórias indígenas e mostra de vídeos ambientais.

 

 galeria

livropalmeiras2

 

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.